Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!
Ciática ou nevralgia ciática é uma condição comum na qual uma das raízes espinhais do nervo ciático é comprimida, resultando em dor na parte inferior das costas, nádegas, e pernas. O nervo ciático é um nervo espesso derivado de 5 raízes de nervo espinhal: L4, L5, S1, S2 e S3. Ele percorre da região lombar através das nádegas para as pernas e para os pés na parte posterior. Há um nervo ciático em cada lado do corpo. Normalmente, somente um lado do corpo é afetado.
Uma dor ciática comum é descrita como uma dor aguda na parte inferior das costas, na nádega, coxa e perna em um lado do corpo. Também pode haver dormência, queimação e formigamento. A dor pode piorar ao sentar, mover, espirrar ou tossir. Os padrões de dor dependem de qual raiz de nervo é comprimida, e segue a distribuição dos dermátomos.
A causa mais comum de ciática é uma hérnia de disco. O disco intervertebral é uma almofada elástica macia que fica entre as vértebras da coluna. Com a idade, os discos se tornam rígidos e podem rachar; o centro gelatinoso do disco pode sobressair para fora e virar uma hérnia fora dos limites normais do disco. A hérnia pressiona a raiz do nervo à medida que sai da coluna.
Na maioria dos casos a condição se resolve sozinha depois de algumas semanas de repouso e tratamento conservador. Analgésicos não esteroides anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser prescritos. Exercícios de alongamento e fisioterapia podem ser recomendados.
Cirurgia pode ser necessária se a dor não acabar em 3 meses ou mais de tratamentos conservadores. A hérnia de disco pode ser removida em um procedimento chamado discectomia. Ou, em outro procedimento chamado laminotomia, parte do osso da vértebra pode ser cortado para dar espaço ao nervo.