Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!
Na respiração normal, o ar entra nas narinas e passa através da garganta e da traqueia para os pulmões.
Em pessoas que roncam, essa via aérea está PARCIALMENTE obstruída por excesso de tecido na garganta, como, grandes amígdalas, grande palato mole ou língua.
Outra causa comum de obstrução é a queda da língua na garganta devido ao relaxamento excessivo dos músculos da língua durante o sono. As correntes de ar concorrem através de espaços estreitos na garganta, fazendo com que o palato mole – basicamente, um tecido mole pendurado na garganta – passe a vibrar. Essa vibração é a fonte do ruído que se ouve quando alguém está roncando.
A apnéia do sono ocorre quando a via aérea é COMPLETAMENTE obstruída, nem o ar passa, e a pessoa para de respirar. Essa cessação da respiração alerta o cérebro, que responde despertando a pessoa, apenas o suficiente para tomar um fôlego. Isso se repete muitas vezes durante a noite e pode resultar em privação de sono.
Ronco e apneia do sono leve podem ser tratados com um dispositivo de avanço mandibular. Esse dispositivo move a mandíbula e a língua ligeiramente PARA A FRENTE, tornando assim o espaço na parte de trás da garganta maior.