Este vídeo e outras imagens/vídeos relacionados (em alta definição) estão disponíveis para download sob licença aqui!
Sinusite, também conhecida como rinossinusite, é uma condição muito comum onde os seios paranasais estão inflamados, causando congestão nasal, dor de cabeça e dor facial.
Os seios paranasais são cavidades dos ossos do crânio. Existem quatro pares de cavidades localizadas em ambos os lados da cabeça. Eles são os seios maxilar, frontal, etmoidal e esfenoidal.
Os seios são revestidos por epitélio respiratório que produz muco. A drenagem do muco para a cavidade nasal ocorre através de pequenas aberturas. A drenagem prejudicada tem sido associada com a inflamação dos seios. Quando um seio é bloqueado, o fluido se acumula, tornando esse ambiente favorável para o crescimento de bactérias ou vírus, podendo causar infecção.
Um sintoma típico da sinusite é descrito como uma dor ou pressão constante, geralmente, localizada no seio afetado. A dor pode piorar quando a pessoa se inclina ou enquanto está deitada. Os sintomas geralmente começam em um lado da cabeça e se espalham para o outro lado. A sinusite aguda pode também ser acompanhada de secreção nasal espessa de cor amarelo esverdeado.
A sinusite pode ter diferentes causas, que incluem:
– Alergia (rinite alérgica): alérgenos, como o pólen, pelos de animais … pode desencadear uma resposta inflamatória na mucosa do nariz e seios paranasais, resultando na produção excessiva de muco, congestão nasal, espirros e coceira.
– Infecção: geralmente ocorre como uma complicação de um resfriado comum. A drenagem do seio prejudicada, devido à inflamação da mucosa nasal durante um resfriado, muitas vezes leva à infecção do próprio seio. Sintomas gripais, além de dor de cabeça e dor ou pressão facial são queixas comuns.
– Outras condições que causam bloqueio de drenagem do seio incluem: anormalidades estruturais, tais como desvio de septo nasal; formação de pólipos nasais.
Os tratamentos variam de acordo com a causa da sinusite:
– Para alergia: corticosteróides intranasais são comumente usados.
– Para infecção viral: medicamentos para alívio de sintomas, tais como spray nasal para irrigação e descongestionante; outros tratamentos para resfriado comum, como repouso e beber bastante líquido.
– Para infecção bacteriana: antibióticos podem ser prescritos.
– Para sinusite recorrente ou crônica devido a anormalidades estruturais ou pólipos nasais, a cirurgia nasal pode ser recomendada para desobstruir o canal de drenagem.